Espaço democrático de RPG e afins,assuntos e temas variados.


Local semi-anarquista (??),para qualquer um que espere encontrar algo sobre o seu jogo favorito!

Bem-vindos!!

sábado, 18 de abril de 2009

TORNANDO O RPG MAIS FÁCIL PARA INICIANTES EM MESAS JÁ FORMADAS


É sempre gratificante(e difícil),ter um iniciante na mesa.

Como eu passei quase toda minha vida rpgística mestrando pra pelo menos uns 30 iniciantes, tenho alguns métodos definidos pra tornar mais fácil a vida de um iniciante que vai entrar numa mesa com jogadores experientes.

A primeira coisa a fazer é não jogar o cara na mesa,com uma ficha montada,por mais que tenha lido os livros,o novato não tem ritmo de jogo,muito menos o ritmo do seu grupo de jogo. O melhor a fazer é levar ele pra ver uma sessão do seu grupo,e ficar apenas observando pra pelo menos ter uma noção da dinâmica do seu jogo.

Depois pergunte a ele qual personagem ele gostaria de montar,e explore com ele todas as possibilidades,tomando o cuidado de não influenciá-lo em nada.

Com a ficha montada,faça um prelúdio-solo do personagem dele,por 3 motivos: pra ele se acostumar com o personagem,ambientar-se no se cenário e acostumar-se com as rolagens básicas de dados.

E por fim,mais não menos importante,dê liberdade ao novato para trocar seu personagem quando quiser,sem perder níveis e/ou experiência,pelo menos por umas 3 sessões.

Podem ficar estarrecidos,mas a explicação é bem simples: é muito difícil o cara montar um personagem que realmente goste logo de primeira(ou mesmo de segunda,ou de terceira),então ao invés de ficar matando o personagem dele pra ele montar outro mais fraco que o resto do grupo que nunca morreu,deixe que ele apenas troque de personagem,mantendo os mesmos itens,tesouros,amigos,o que for. Acreditem,é bem desanimador,principalmente pra um novato ter sempre um personagem mais fraco/com menos coisas do que o resto do grupo.

Tá aí.

Essas dicas sempre funcionaram comigo,e espero que funcione pra vocês também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...