Espaço democrático de RPG e afins,assuntos e temas variados.


Local semi-anarquista (??),para qualquer um que espere encontrar algo sobre o seu jogo favorito!

Bem-vindos!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Entrevista com Tiago Junges



Quem é o Tiago Junges?

Tenho 27 anos e moro em Porto Alegre RS. Faço faculdade de Ciência da Computação e Jogos Digitais, e atualmente trabalho como Desenvolvedor Web. Jogo RPG desde os 12/13 e desde lá nunca parei. Sempre joguei muitos sistemas e sempre gostei de variar, e como todo mestre encarnado já arriscava fazer meus próprios sistemas. Sempre gostei mais de criar jogos do que de jogar. Meus hobbies, além do RPG, são: Boardgames, Pintar Miniaturas, Ver Filmes, Séries e Ler Livros (normalmente sci-fi).


Quando começou a jogar RPG?

Como falei, comecei jogar RPG com 12/13 anos. Já jogava alguns boardgames que eram introduções ao RPG (no caso, eu era viciado em Heroquest!) e adorava os Livros-Jogos. Mas foi com o FirstQuest (AD&D) que comprei na banca no dia em que saiu, que eu comecei de fato a conhecer o RPG. Depois comprei os 3 básicos do AD&D e o céu era o limite. Até conhecer o Storyteller, que joguei muito também. Foi então que comecei a criar meus próprios sistemas. Comecei a jogar sistemas alternativos dos mais estranhos aos mais tradicionais.


Qual o seu RPG favorito?

Eu sempre digo que não há apenas um sistema para cada pessoa. Depende do grupo e do cenário. Gosto de MUITOS sistemas de RPG,e cada um tem um propósito de jogo diferente. Mighty Blade ainda é meu favorito quando quero Fantasia Medieval (O D&D já saiu da minha lista a muito tempo). Mas jogo de tudo (até mesmo GURPS, com um mestre que domina muito bem o sistema). Cada cenário e grupo é preciso de um sistema diferente, então eu não tenho uma resposta certa. hehehe


Como começou o projeto do Mighty Blade?

O MB já tem 5 anos, mas vários de seus conceitos vieram de sistemas ainda mais antigos (provavelmente eu teria que dizer todos os sistemas desde que comecei a criar sistemas, e isso já deve ter uns 10 ou 11 anos). A idéia era criar um sistema de RPG que fosse simples, dando mais tempo e espaço pro roleplay e pra historia, e que fosse divertido e equilibrado em um mundo de fantasia medieval.
Meu sistema favorito por muito tempo foi o D&D, e foi com o AD&D que aprendi a amar o jogo. Lembro que meus melhores jogos de RPG foram com o AD&D, pois na época eu nem me preocupava com as regras, eu jogava praticamente ERRADO o sistema, mas os jogos eram bem mais legais. Foi ai que vi que o ideal seria um sistema que não dominasse a historia, e sim um que se moldasse com a história.


Fale sobre o Mighty Blade.

Mighty Blade é um sistema simples para fantasia medieval. Usa apenas dois dados normais (2d6) e possui pouquíssimas regras (4 paginas de regras básicas). Sua mecânica é simples e maleável, permitindo que o mestre transforme as regras como quiser, mas sem quebrar o sistema.
É um sistema ideal para iniciantes, mas não é um sistema só para iniciantes, já que suas regras são maleáveis e você pode transformar seu jogo no mais complexo que quiser!
É rápido de montar ficha (5 min) e não é necessário ficar consultando as regras o tempo todo (você muito raramente pegará no livro durante o jogo). E é extremamente divertido de se jogar, mas isso você só vai saber jogando!
As regras podem ser baixadas de graça no site. Além disso, o site oferece um fórum para tirar duvidas (com 3000 usuários cadastrados), e uma revista online gratuita todo o mês com mais material e dicas para seus jogos.


Como os jogadores vêem o sistema? A aceitação foi boa?

Extremamente boa! Até hoje não tive nenhuma rejeição (ignorando aqueles que falam sem ao menos ler o livro)!
Eu tenho dois grupos que jogam o MB (eu sou o mestre nos dois... eu adoro) e todos sempre preferem ele a qualquer outro sistema.
No fórum recebo elogios e todos contam o quanto gostam do MB, e isso é extremamente gratificante.
Existem grupos jogando MB em todo o Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia), e até um em Portugal e Espanha!


Pretende lançar outros suplementos em versão impressa?

Claro! Estou agora em andamento com a revisão do Monstrum Codex (Guia de Monstros) que será impresso até o final do ano (se tudo der certo).
Depois (acredito que BEEEEM depois) farei o Guia de Campanhas que terá muito material novo e alguns revisados das revistas. Acredito que ambos terão em média 120 páginas (talvez mais).


Tem alguma dica pra quem se interessa em lançar seu próprio Sistema / Cenário?

Playtest! É a parte mais importante para qualquer jogo. Jogue muito e atenda a todas as criticas (que serão MUITAS). Mande para outros testarem também, espalhe na internet e vá fazendo revisões sempre. Lembre-se que seu sistema nunca estará 100% e você sempre terá que fazer atualizações! Então não se canse! E corra atrás! Eu mesmo vou a todos os eventos que posso para divulgar o MB, além de sempre procurar sites e blogs para ajudar com a divulgação.
Não é fácil! Mas não é impossível!


Qual a sua visão, como autor, do mercado brasileiro de RPG?

Acho que o RPG brasileiro está voltando com força. Estávamos a anos parado dando voltas atrás do próprio rabo. As mesmas editoras de RPG que não investiam ou davam bola pro mercado. Mas desde o ano passado temos visto o mercado aumentar. Novas editoras aparecem e um novo ano para o RPG se aproxima. Não acho que será como o BOOM da década de 90, mas teremos um cenário muito melhor para o mercado RPGístico.
Vivemos por muito tempo na sombra do mercado americano de RPG, e o mercado brasileiro não evoluía porque o publico brasileiro é muito diferente do americano! (sem contar que os EUA já têm tradição com o hobbie, e nós não).


Qual a sua "premonição" para o mercado brasileiro daqui há 10 anos?

Acho que o RPG terá seu espaço como já deveria ter. Novos títulos e autores especializados no assunto (coisa que não se tinha antes, já que nenhum dos sistemas nacionais conhecidos, foram criados por desenvolvedores de jogos, e sim por jornalistas que gostam de joga RPG).
Acredito que em 10 anos a era D20 terá já se apagado (não completamente, sei de pessoas que ainda jogam AD&D! hehehe), e isso será muito positivo pois teremos mesmo novos jogos BRASILEIROS, e não OGL ou copias de sistemas americanos.


Site Oficial:
 
http://mightyblade.coisinhaverde.com/home.php

**********

No site é possível, além de baixar o manual básico e vasto material suplementar, adquirir o MIGHTY BLADE impresso, por apenas R$20,00 (15 do livro, mais 5 de frete para todo o Brasil).

Segue um vídeo de apresentação do livro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...