Espaço democrático de RPG e afins,assuntos e temas variados.


Local semi-anarquista (??),para qualquer um que espere encontrar algo sobre o seu jogo favorito!

Bem-vindos!!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

MANIFESTO DE UM RPGISTA


Esse texto é para ser lido por RPGistas e principalmente por aqueles que não conhecem nosso hobby.
O role playing game (jogo de interpretação de personagens) é um JOGO em que se reúnem de 2 a 8 (ou mais) jogadores,que montam personagens (é dona Maria,igualzinho na novela das 6...) e os interpretam num mundo imaginário proposto e controlado por um jogador especial,chamado Mestre-de-Jogo ou Narrador.
O Narrador é aquele que apresenta os desafios e aventuras aos jogadores (ou melhor,aos personagens dos jogadores).
Em seu mundo,o Narrador é supremo em suas decisões;em seu mundo,o Narrador é Deus--vejam bem,eu disse Deus,não qualquer outra entidade,maligna ou não.
O objetivo de se jogar uma partida de RPG é a diversão;nenhum outro jogo,seja de tabuleiro ou eletrônico,tem a interação que o RPG proporciona aos seus jogadores.
Eu mesmo conheço umas 50 pessoas que jogam,e algumas delas são bons amigos que eu não teria conhecido não fosse o RPG.
Agora a parte que pega,o que realmente me incomoda e me fez escrever esse Manifesto.
Por que será que pessoas que nunca tiveram o mínimo contato com o RPG ( e esses muitas vezes são encabeçados pelos nossos pais) insistem em rotular o jogo como satanista e os RPGistas como adoradores do Diabo?
Há um livro de RPG chamado Demônio: o Preço do Poder;esse livro permite criar personagens demônios,porém esses demônios não são seres irracionais a serviço do mal,são seres inteligentes e astutos que precisam tentar sobreviver num caótico mundo espiritual chamado Inferno.
"--Ahhh,mas o livro tem Demônio escrito um monte de vezes!! -- diria uma mãe horrorizada.
Pois eu desafio essa mãe a me mostrar um livro,de RPG ou não,em que o nome do Demônio apareça tantas vezes e com tantas variações quanto na Bíblia,sim a Bíblia Sagrada.
Também há um livro chamado Anjo: a Salvação;em que os jogadores interpretam anjos,seres divinos e iluminados,que lutam incansavelmente contra o mal e são os protetores da humanidade.Porém,esse livro (e inclui-se ai todas as partidas que são jogadas com anjos) parece ser invisível aos olhos de nossos críticos,tão acostumados a só nos relacionar com "coisas ruins".
Há mais de 10 anos,uma novela sobre vampiros chamada Vamp,fez enorme sucesso entre pessoas de todas as idades,mas essas mesmas pessoas,ao verem um RPGista interpretando um vampiro numa partida de RPG,logo nos apontam como cultistas ou satanistas.
Tem uma coisa engraçada,que eu chamo de "Síndrome da Falta de Leitura de Dicionário",que muitos possuem em altíssimo grau.Eu tenho um livro de RPG chamado Trevas,que apresenta um cenário em que os personagens sabem sobre a verdade oculta por seres sobrenaturais,porém,o resto da humanidade é ignorante sobre essa verdade,ou seja,têm a sua visão obscurecida por um manto de (obscuridade,desconhecimento,ignorância de fato),mas muitos,mesmo eu ja tendo explicado isso varias vezes,insistem em repetir escandalizadas:"--Mas o livro se chama Trevas!!".Trevas também significa escuro:quando estamos em casa à noite,e acontece um blackout,ficamos no escuro,ficamos nas trevas,até que uma vela ou lanterna seja acesa ou até que a energia seja restabelecida.Entenderam?
Então vamos ao que na opinião desse RPGista é o ultimo grande problema: nossos pais dizem que jogar RPG é perigoso,porque nós acabamos vivendo num "mundo de fantasia".Discordo.Interpretamos demônios,mas quando o jogo acaba não vamos a nenhuma catacumba realizar rituais satânicos;também interpretamos vampiros,porém ao fim da sessão,andamos de dia e não sugamos o sangue de ninguém.
Dentro do jogo,e quando escrevo sobre ele,adoto o pseudônimo "Angelus";isso me faz ser reconhecido na multidão de Josés e Filipes,mas quando eu vou assinar um documento,assino meu verdadeiro nome,assim como alguns atores e escritores.
Espero que tenha passado o meu recado,pedindo mais compreensão e respeito para nós RPGistas.
Agora eu preciso ir,porque minha mãe me chama para o almoço.
Alguém ai acha que ela está gritando Angelus??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...