Espaço democrático de RPG e afins,assuntos e temas variados.


Local semi-anarquista (??),para qualquer um que espere encontrar algo sobre o seu jogo favorito!

Bem-vindos!!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

TOMO DA SABEDORIA - JOGANDO SEM OS LIVROS


Há um grande problema que muitos mestres enfrentam em suas mesas: aquele(s) jogador(es) que insiste(m) em ficar com o(s) livro(s) --básicos ou suplementos--abertos em cima da mesa.
Quase sempre o jogador que comete tal atrocidade é aquele chato advogado de regras que povoa os pesadelos dos roleplayers.Assim que o mala se acomoda em seu lugar,geralmente ao lado do Mestre(para ter acesso mais fácil a ele),ele pega o livro do jogador,ou outro qualquer e com o pretexto de "ver o que o seu personagem pode fazer"fica com o tomo aberto sobre a mesa até o fim da sessão.
Quando o jogo começa,pode-se rapidamente perceber suas reais intenções: na primeira situação que exige o conhecimento de alguma regra obscura,o dito-cujo rapidamente a recita do começo ao fim,deixando a todos na mesa perplexos com a velocidade com que consegue achar as intrincadas regras.
Por mais que o Mestre deixe claro que naquela situação vai usar uma das "regras da casa" o "mala" continua repetindo: "--Mas tá escrito no livro,tem que jogar direito!! Direito? Mestre,como você pode permitir na sua mesa alguém assim?
Arranque os livros das mãos dele ou o convide gentilmente a se retirar de sua mesa e ir jogar com gente da estirpe dele;pode crer Mestre,depois disso seu grupo terá aventuras fantásticas e inesquecíveis.
Se você se sentir culpado por ter excluído o mala de sua mesa,pense nessas palavras ditas por um Mestre sábio e experiente(eu...rs...):
"O grande jogador de RPG tem os livros em sua mente;
O bom jogador olha os livros às vezes;
E o jogador medíocre joga com os livros abertos sobre a mesa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...