Espaço democrático de RPG e afins,assuntos e temas variados.


Local semi-anarquista (??),para qualquer um que espere encontrar algo sobre o seu jogo favorito!

Bem-vindos!!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O RITMO DE UMA CAMPANHA




Há 3 semanas meu grupo,eu narrando,mais Flávio e Pedro,começamos uma nova campanha.

O sistema,é o excelente Ao Cair da Noite,do Tiago "Deicide".

O cenário é a pequena cidadezinha fictícia Santo Cristo,no interior de Minas Gerais.

Já fazia muito tempo desde que eu tinha narrado uma campanha pretensamente longa pela última vez,por coicidência uma de Anjo: a Salvação,também do Deicide,que durou quase 2 anos.

A nova campanha até agora vai bem,e ainda não houve problemas de faltas ou desistências nas nossas sessões domingueiras.

Enfim,dessa vez eu prestei mais atenção na estrutura e no ritmo desse início de campanha,e vou postar aqui umas dicas,que eu espero,sejam úteis pra alguns Narradores.


1ª Dica: SEMPRE peçam um background razoavelmente detalhado aos seus jogadores antes do início da campanha.Essa conversa de "vou fazer umas linhas gerais e definir mais o personagem conforme o jogo for rolando",é coisa de jogador com preguiça de escrever ou digitar.

2ª Dica: não importa se você é Narrador há 10 dias ou 10 anos,é fato que uma história se desenrola com muito mais facilidade se você tiver algo escrito,nem que sejam apenas tópicos que você julgar importante.Isso deixa a sua mente mais solta pra lidar com as surpresas que certamente os jogadores acabarão fazendo durante a sessão.

Dica: minha favorita.Quando o Narrador disser que a sessão começou,TUDO que os jogadores disserem,será "on",ou seja,seus personagens estarão dizendo.Isso melhora 100% a imersão nos personagens.Conversa em "off",só com o Narrador e se for muito importante.

4ª Dica: no nosso grupo,as sessões duram em média 4 horas ou 4 horas e meia.Depois de umas 2 horas de jogo,se não estiver rolando uma cena importante,eu gosto de dar uma parada de 10,15 min pra banheiro,comer e beber alguma coisa.E Narrador,se você prestar atenção,verá que nesse tempo,seus jogadores quase sempre discutirão coisas que estão rolando no jogo.Se isso acontecer,é sinal de que a história é interessante e está agradando!!

5ª Dica: resista à tentação de iniciar uma campanha "a mil".Não é assim.Como mostra a imagem de apresentação desse post,narrar uma campanha é como rolar uma pedra montanha acima,comece devagar,pegue o ritmo,e suba a montanha um pedaço de cada vez.Se você começar rápido demais,alguma hora perderá o pique,e a pedra voltará rolando sobre você,e sobre sua história.

Agora,algumas dicas sobre como levar uma campanha,já deixando claro,que o começo é com certeza a parte mais difícil,mas com o tempo,se a história cair no gosto dos jogadores,ela praticamente "cria vida" ,e se conta quase que sozinha.


  • 1ª sessão: os personagens dos jogadores tem seu primeiro encontro,deixe que eles interajam sobre coisas corriqueiras,não lhes apresente uma missão ou desafio logo de cara. Quando a sessão estiver quase no fim,dê apenas uma palhinha sobre os desafios que o futuro lhes reserva.

  • 2ª sessão: deixe que os personagens explorem bastante seu mundo de jogo,introduza um ou 2 NPCs que terão relevância no cenário,e finalmente coloque-lhes algum desafio á sua frente.

  • 3ª sessão: os personagens devem estar começando a se familiarizar com seu cenário; introduza novos elementos-chave,tipo boates,delegacias;bairros temáticos,se houverem (bairro chinês,bairro industrial),e mais alguns NPCs relevantes.A essa altura,os personagens devem estar totalmente envolvidos com a missão/desafio proposta pelo Narrador.

  • 4ª sessão: nessa etapa,provavelmente os personagens já tiveram algum confronto (físico ou não),com algum antagonista relevante,e certamente estarão mais unidos,como um grupo.É aqui que o Narrador deve dificultar um pouco as coisas,no intuito de unir ainda mais os personagens,e digo dificultar porque é sabido que o ser humano se une muito facilmente na adversidade.

  • 5ª sessão: a essa altura,os personagens estarão bem familiarizados com o cenário,e já é hora de encerrar esse capítulo e iniciar uma nova trama.Pessoalmente,eu gosto de alternar uma trama principal com uma paralela mais ou menos a cada 5 sessões.Isso tira dos jogadores a impressão de estar "obedecendo a uma linha misteriosa de acontecimentos que os conduzem a resolver desafios".

E só.

Acho que com essas dicas,um Narrador novato pode fazer com que sua primeira campanha role muito mais fácil.Mas é claro que não há nada como aprender "na marra",e com certeza,num jogo dinâmico e imprevisível como o RPG,acontecerão muitas situações que deixarão nós,Narradores de cabelos em pé.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...